terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Marketing Experiencial

Definição:Segundo Erik Hauser presidente da associação Internacional de Marketing experiencial este conceito não é mais do que desenvolver eventos que levem a interacção directa, positiva e com sentido entre o consumidor e a marca.

Vantagens:Proporcionar ao consumidor uma experiência que numa situação normal ele não conseguiria vivenciar.
Ou seja, uma oportunidade única e exclusiva que ele jamais esquecerá e que terá como resultado uma ligação muito forte á marca.

Desvantagens:Custos elevados, na maior parte dos casos a sua aplicabilidade é reduzida ou seja, abrange um leque pouco vasto de consumidores.


Exemplos:Um patrocinador de uma equipa de formula 1 proporciona a um determinado numero de clientes a possibilidade de conduzir o carro durante alguns minutos.



O marketing é experiência

O marketing experiencial promete continuar a ser o conceito da moda. O brand experience ou marketing experiencial é definido por Erik Hauser, presidente da Associação Internacional de Marketing Experiencial, como a convergência da marca com o consumidor através de uma interacção directa, positiva e com sentido. Erik Hauser afirma que o marketing experiencial não é mais do que a progressão natural do marketing tradicional porque o consumidor actual está exposto a demasiadas mensagens publicitárias (cerca de três mil por dia). O objectivo é tentar criar experiências de marca, através da realização de eventos inovadores, que envolvam os consumidores de maneira a que o conduzam a memórias posteriores, que o levem á preferência e fidelização no momento da compra. Dois terços dos jovens americanos ouvidos numa pesquisa disseram que os eventos influenciam as suas opiniões sobre marcas ou produtos e 65% indicaram que participar numa acção de marketing experencial levaria mais rapidamente á compra. Em Portugal, eventos como o Rock In Rio e o Mundial de Futebol sub 21 prometem ser plataformas para o desenvolvimento de experiências.
Fonte:http:www.meiosepublicidade.pt

Sem comentários: