domingo, 25 de janeiro de 2009

Punk Marketing

Punk Marketing
Definição:
Na minha opinião o Punk marketing uma forma de dizer que o marketeer não deve ficar agarrado ás técnicas antigas e nunca deverá ter medo de fazer diferente e de procurar outros caminhos para chegar a um determinado objectivo ou seja quebrar conceitos pré-estabelecidos
.


Vantagens:
Uma das vantagens desta técnica é o facto de carecer de pouco investimento a única exigência é fazer diferente e inovar.
As campanhas de Punk Marketing normalmente tem grande impacto.

Desvantagens:
Uma desvantagem é a constante necessidade de mudança, ou seja exige mudar e mudar muito rápido o que, em companhias grandes nem sempre é fácil.

Punk Marketing

Richard Laermer e Mark Simmons, autores do livro Punk Marketing (recentemente editado em português) acreditam que o marketing - tal como o conhecemos - morreu. Tudo começou com o simples controlo remoto da televisão que deu origem ao “zapping”. Depois veio a Internet, que permitiu o acesso livre à informação sobre os produtos, a partilha de opiniões e a comparação de preços. A “gota de água” surgiu há poucos anos quando os consumidores descobriram os aparelhos que permitem gravar os programas de televisão sem anúncios.

Os autores defendem há uma revolução em marcha onde o poder passou definitivamente para o lado dos consumidores. Tal como o movimento “punk” (simbolizado pela irreverência de grupos como os Sex Pistols ou os Clash) foi uma “pedrada no charco” para a indústria da música no final da década de 70, também a indústria do marketing precisa de um “grito de revolta” contra a tradição e as convenções.

“Punk marketing” é, segundo os autores, esse grito de revolta que anuncia uma maneira diferente de se fazer as coisas. Os autores apresentam neste livro um manifesto para o marketing baseado em 15 itens. Primeiro: “se não arriscar morre”. Segundo: “desafie as regras da indústria.” Terceiro: “não tente agradar a todos”. Seguem-se: “não ceda aos clientes”; “não seja controlador”, “nunca perca a honestidade”, “crie inimigos”, “deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca”, “pense à frente dos rivais”, “não se deixe iludir pela tecnologia”, “mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas”, “comunique com simplicidade”, “aposte na qualidade, em detrimento da quantidade”, “use novas ferramentas de marketing” (por exemplo, os blogues ou os social networking sites) e, por fim, “interrogue-se constantemente”. A obra inclui vários casos reais dos quais se destaca a do inimitável punk marketer Richard Branson.


Richard Laermer é um especialista norte-americano em marketing, relações públicas e media e autor do blogue http://www.badrelease.com/

Mark Simmons é britânico e hoje dirige a premiada agência de publicidade CP+B, sedeada na Califórnia http://www.punkmarketing.com/
Fonte: www.imagensdemarca.sapo.pt- Jaime Fidalgo




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