domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing Tribal


Definição:
Na minha opinião o Marketing Tribal pode ser definido como um meio utilizado pelas empresas para segmentar e dividir em grupos os consumidores de um produto ou serviço.
Através desta técnica é possível aproximar a empresa ao consumidor final e assim adequar a oferta a procura.

Vantagens:
Permite que as empresas consigam fidelizar os seus clientes/consumidores de uma maneira muito forte uma vez que aquele grupo de pessoas/ tribo identifica-se com aquele produto/Marca e o sentimento de pertença é muito grande.
Este tipo de ligações tende a ser duradouro e muito forte.
Outra das vantagens é a aproximação da empresa ao consumidor onde este, podemos dizer passa a ter uma voz activa na mesma.

Desvantagens:
Esta técnica obriga a uma grande pro-actividade uma vez que temos de ser vanguardistas o que nos remete para custos financeiros elevados, logo esta técnica só está ao alcance das grandes companhias.
Exemplos:O Tag da Optimus que consiste em criar uma comunidade de aderentes a um determinado serviço especialmente criado para o publico jovem e moderno, com tarifário simplificado e sem obrigações.


Marketing tribal slingshot.online.pt

Marketing tribal
O marketing tribal é uma forma de marketing que aposta na criação de grupos com interesses comuns e em dar a esses grupos produtos que vão ao encontro das suas necessidades e desejos.Desde há muito tempo que se sabe que o marketing WOM (em inglês word of mouth, ou seja a passagem de algum tipo de informação de pessoa para pessoa, normalmente pertencente a um grupo de relacionamento) funciona. As pessoas confiam num conhecido ou amigo que experimentou um produto, que pode mencionar as suas vantagens e que o aconselha por algum motivo. Não sendo exactamente a mesma coisa, no marketing tribal, há uma “tribo”, ou seja grupo de pessoas que partilham características semelhantes ou algum tipo de interesse semelhante, a quem é apresentado um produto que se sabe à partida que irá satisfazer os seus interesses e espalhar as vantagens do produto apresentado. Com isto, há a criação de comunidades, muito facilitada pelas novas tecnologias, em particular a Internet, mas não apenas desta forma. Uma pessoa que faz parte desta comunidade têm acesso não só aos últimos produtos da empresa em questão, como também pode interagir com elementos da própria empresa destacados para este trabalho em particular, como com os membros do grupo, obtendo sugestões, ideias, conselhos, ou simplesmente comunicando com pessoas que partilham dos mesmos interesses, o que dá uma sensação de grupo e união. Desta forma uma empresa não só consolida o grupo de consumidores fieis do produto, como também contribui para que “se espalhe a palavra” e aumente o grupo de pessoas pertencentes à tribo.O esquema é simples. É criada uma comunidade na Internet, ou um grupo, pela própria empresa, que ao vender o produto a um cliente, promove este grupo. Ao haver interesse, a pessoa junta-se a este grupo. Isto contribui para a fidelização da pessoa. Esta, ao ser cliente da empresa e pertencer ao grupo, irá ter vantagens em termos de obtenção de produtos, serviços ao cliente, etc., dependendo do tipo de serviços e produtos disponibilizados pela empresa. Ao ter um serviço do seu agrado, mantém-se no grupo, interage com o mesmo e ela própria publicita as vantagens de estar na “tribo”, o que fará com que outras pessoas comprem o produto e aumente o número de pessoas no grupo. De uma forma simples, é possível então criar uma grande comunidade de pessoas que aderem ao produto, com a vantagem de poder criar um serviço personalizado que cativa as pessoas, ao contrário das grandes campanhas, necessárias é óbvio para a promoção dos produtos, mas demasiado generalizadas.
Fonte:http://www.slingshot.online.pt



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