terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Marketing Sensorial

Marketing sensorial
Definição:A técnica de Marketing Sensorial consiste em despertar emoções no consumidor através da activação dos seus cinco sentidos: olfacto, tacto, paladar, ouvido e paladar.

Vantagens:Com despertar destas emoções obtém-se uma relação de pertença muito forte com a marca. Por exemplo se um cliente visitar uma loja de roupa onde é difundido um aroma agradável, um cheiro que ele goste, conjugado com uma musica de fundo adequada, cria-se um ambiente na loja propicio para a compra. Onde o cliente se sente bem e permanece mais tempo por visita e por mais visitas.
Desvantagens:Custos elevados com estudos para poder-mos aferir para o nosso tipo de cliente qual aroma mais agradável e adequado ou por exemplo a a musica de fundo, sob pena de provocar-mos o efeito contrario e sermos vistos enquanto marca ou produto como desagradáveis.
Exemplo:Um exemplo de marketing sensorial é a acção implementada pela empresa Blug para a EDP 5D, foi criado um perfume que já está presente nas lojas e hoje até se espalha pelas bancas atraves da sua introdução no jornal Metro.
Fonte:http://imagensdemarca.sapo.pt

Desde os primeiros segundos de vida passamos a utilizar alguns de nossos sentidos para identificarmos o que nos traz segurança e conforto. Com o passar dos anos aprendemos a utilizar os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) de maneira mais apurada. Estes sentidos são, muitas vezes, responsáveis por algumas de nossas decisões. As decisões podem estar relacionadas tanto ao consumo quanto à necessidade de segurança por onde andar, para onde ir e como se preparar para se dirigir a qualquer lugar, caso chova ou faça sol e assim por diante. O Marketing Sensorial é mais uma das maravilhosas estratégias de marketing que analisa o comportamento do cliente e suas emoções e visa criar um vínculo emocional entre o produto ou serviço e o consumidor. Esta estratégia é uma alternativa que tem conquistado cada vez mais o espaço no ponto de venda, centralizando os esforços na transformação da experiência de consumo em uma atividade envolvente e marcante. Assim, fazer com que um restaurante de alimentação natural tenha essências que exalam odor de matas, músicas com som de cascatas, etc, com certeza será um meio de unir a harmonia de um ambiente agradável ao sabor de alimentos naturais ou vegetarianos, por exemplo. O Marketing Sensorial não exige um investimento muito alto e dá resultados práticos a curto prazo, além de personalizar a experiência da compra, destacando o estabelecimento junto ao consumidor. Como utilizar melhor o marketing sensorial? Veja a seguir algumas formas para otimizar seus resultados atentando-se aos pequenos detalhes que fazem grandes diferenças. Visão: Cuidado com o excesso de cores e imagens. Evite poluição visual. O produto deve ter destaque sem que as muitas mensagens venham a confundir o seu público-alvo. O estabelecimento deve escolher cores que identifiquem sua ideologia. Audição: Músicas devem ser adequadas aos ambientes. Em lugares mais agitados a música alta pode vir a atrapalhar. Escritórios, lojas e supermercados devem dispor de uma “rádio” interna própria, selecionando o tipo de música que envolva o ambiente ou então manter a sintonia em uma rádio que toque músicas que se identifiquem com o perfil dos clientes, num volume ideal ao seu público. Não se coloca, por exemplo, um Heavy Metal em um restaurante italiano no horário do almoço.Tato: O consumidor brasileiro tem o hábito de “observar” com as mãos. Deixar os produtos ao seu alcance pode ser uma grande oportunidade de agradáveis experiências aos consumidores e novos negócios para a empresa. Paladar: Este sempre foi o conquistador de todos. Há até o ditado: “conquistou o marido pelo estômago”. Oferecer ao cliente agrados como chocolates, balas ou outras guloseimas que agreguem além do sabor, características visuais e olfativas, poderá tornar a experiência de compra inesquecível bem como satisfazer o cliente pelo fato de ter ganho um brinde. Olfato: As essências podem ser utilizadas para personalizar o ambiente. É necessário apenas ter cautela quanto ao exagero da quantidade ou excesso de essências distintas em um mesmo ambiente. Identifique em seu estabelecimento quais os artifícios estratégicos do marketing sensorial que você pode utilizar e potencialize seus resultados. Agregue valor aos seus produtos e serviços criando uma experiência inesquecível aos seus clientes, e boas vendas!
Fonte:http://www.administradores.com.br

3 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe mas na definição inicial você coloca paladar duas vezes, falta visão.

Eduardo Sebriano disse...

Muchas gracias por colgar nuestro video sobre el curso de Marketing Sensorial que dictamos todos los años en Buenos Aires, Argentina!.
Saludos afectuosos, Eduardo Sebriano
www.sebriano.blogspot.com
Les pasamos una Presntación sobre el tema: http://www.slideshare.net/sebriano/marketing-sensorial-dia-del-marketing-2009-eduardo-sebriano

Anónimo disse...

poder-mos e provocar-mos não existe. escreve-se tudo junto

Ana João