domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing de Guerrilha

Marketing de Guerrilha

Marketing de guerrilha ~
Definição:
Este termo foi criado por Jay Conrad Levinson e desenvolvido no seu livro "Guerrilha Marketing"de 1982. O objectivo é de utilizar maneiras não convencionais de promover actividades de marketing com orçamentos reduzidos ou seja maximizar resultados com recursos escassos.
São técnicas utilizadas para comunicar um produto ou serviço é normalmente utilizada por empresas de menor dimensão e consiste numa teatralização de uma cena que pode ser na rua, num centro comercial ou em diversos outros espaços públicos.

Vantagens:
Permite ás empresas com orçamentos reduzidos chegar ao publico alvo com um pouco de imaginação.
Desvantagens:A acções devem ser bem planeadas e estruturadas para a mensagem que se quer passar caso contrario corremos o risco de enfraquecer a Marca.

Exemplo:Um exemplo de Marketing de guerrilha é a acção desenvolvida nos Estados unidos para a rede de lojas Starbukcs, desenvolvida pela agência Clear channel Taxi Media.
Esta acção consistiu em deixar copos de café esquecidos nos tejadilhos de cerca de 50 táxis em Boston. O resultado foi fantástico uma vez que os transeuntes ao repararem que estava um copo de café esquecido do tejadilho dos veículos tentavam desesperadamente avisar o motorista.
Fonte:www.espalhe.inf.br

Como é que o marketing de guerrilha pode envolver os consumidores e como é que as empresas podem fazer isso?
Segundo Bruno Mello no site :http://www.mundodomarketing.com.br/materia.asp?codmateria=2624
As empresas devem ter a capacidade de criar uma experiência que faça com que os potenciais consumidores parem,olhem e perguntem o que é aquilo.
Se se conseguir isto durante 8 ou 10 horas, com certeza teremos comunicado com milhares de pessoas.
Mas para se conseguir isto a mensagem deve ser direccionada para o tipo de publico para assim cativar e entreter as pessoas,o problema dos media hoje é que hoje já não conseguem entreter e cativar as pessoas.


Fonte:www.marketingdeguerrilha.wordpress.com

Sem comentários: